Províncias

Aumentam as associações de camponeses

Sónia Maria | Caculama

O número de associações e cooperativas camponesas criadas por jovens continua a crescer em Caculama, disse ao Jornal de Angola o administrador municipal adjunto.

António Justino afirmou que a Administração Municipal tem projectos para potenciar as associações juvenis e cooperativas agropecuárias e dotar de meios os pequenos agricultores e camponeses organizados em associações.  A criação de cooperativas agrícolas no município, prosseguiu, deve-se a decisões tomadas no primeiro encontro da juventude realizado recentemente no município.
Bernardo José, presidente de uma associação juvenil, referiu que as associações e cooperativas surgidas ultimamente em Caculama são maioritariamente constituídas por jovens da comuna do Mucari. 
 “O associativismo juvenil é hoje adoptado como modelo organizativo em vários países, razão pela qual Angola procura trilhar os mesmos caminhos, como forma de integrar os jovens no desenvolvimento da sociedade” .
Apesar de reconhecer as boas iniciativas por parte dos jovens do município, lamentou a falta de um modelo organizativo adequado, o que impede as comunidades de se desenvolverem mais rapidamente.

Tempo

Multimédia