Províncias

Bloco operatório do hospital local volta a funcionar

Sónia Maria | Caculama

O bloco operatório do Hospital Municipal de Caculama, situado a 54 quilómetros da sede da província de Malanje, reabriu na sexta-feira, depois de vários meses de paralisação, devido a problemas técnicos, disse ontem ao Jornal de Angola o director-geral da unidade sanitária, José Ribeiro.

O director-geral anunciou igualmente a reactivação dos serviços de laboratório de análises clínicas e do banco de urgência. O Hospital Municipal de Caculama admitiu cinco médicos de diferentes especialidades, bem como 41 enfermeiros, sendo alguns ligados à pediatria. Deste grupo, doze passam a prestar consultas, à média de 79 por dia. José Ribeiro aguarda a chegada de mais quatro médicos cubanos, para servir nas áreas pré-natais, raio x, análises clínicas, doenças sexualmente transmissíveis, pediatria, assistência pós-parto e planeamento familiar.
O director-geral referiu que as doenças lombares e hérnias, bem como as pequenas cirurgias, voltaram a ser tratadas na região. “Graças ao empenho do Governo angolano, a situação das doenças consideradas crónicas passam igualmente a ter solução, além de acções que visam melhorar algumas questões organizativas para gerir certas epidemias e evitar óbitos nas comunidades”, disse o responsável.
A malária lidera a lista das enfermidades mais frequentes em Caculama, segundo o director-geral do hospital municipal.

Tempo

Multimédia