Províncias

Bom saneamento ambiental depende de toda a sociedade

Adelino Ngunza |Malange

O vice-governador de Malange para o sector político e social, Manuel Campos, pediu na terça-feira a participação de toda a sociedade para o êxito do programa de saneamento ambiental, para se evitar a proliferação de epidemias.

Lançamento do programa muito concorrido
Fotografia: Eduardo Cunha |Malange

Manuel Campos, que falava no acto de lançamento do programa de saneamento básico, pediu à população para usar latrinas nas comunidades e enterrar o lixo.
Recordou que o Governo Provincial tem vindo a empreender diversas acções para a preservação do meio ambiente e proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas.O saneamento básico, esclareceu, é um compromisso assumido pelo Governo, cuja abordagem nas escolas e comunidades constitui uma ferramenta chave para levar as pessoas a adquirirem hábitos saudáveis de higiene, sobretudo a construção de latrinas.
O coordenador do grupo técnico do saneamento e ambiente, Nascimento Soares, realçou que o programa já foi desenvolvido nas províncias do Kwanza-Norte e Uíge e vai estender-se a todo país, com a intervenção dos governos locais, administrações municipais e comunidades rurais. Com este programa o Governo provincial pretende mobilizar as comunidades para a adopção de boas práticas de higiene, como a recolha de resíduos sólidos, construção de latrinas e lavagem das mãos.
O programa de saneamento e ambiente começou a ser desenvolvido em 2009, com a assinatura de um acordo entre o Governo e o Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF.

Tempo

Multimédia