Províncias

Caculama promove feira

Sónia Maria|Caculama

A Liga da Velha Guarda de Malange (Livegum) promoveu, na comuna de Caxinga, município de Caculama, a primeira feira de comércio rural, com a exposição e comercialização de diversos produtos de camponeses organizados em associações e cooperativas agrícolas.

Caculama é grande produtora de mandioca
Fotografia: Jornal de Angola

A feira, disse o administrador municipal de Caculama, Miguel Serrote Gio, serviu para estimular a actividade dos camponeses locais e divulgar as potencialidades agrícolas da comuna.
“Os camponeses puderam, nesta feira rural, trocar experiências sobre a sua actividade”, referiu o administrador, destacando a participação das cooperativas do bairro Zungue, que expuseram grandes quantidades de batata-rena, tomate, cebola, mandioca, feijão e batata-doce.
Miguel Serrote Gio incentivou os camponeses a aumentar a produção de milho e feijão, aproveitando a plantação de batata-doce, batata-rena e mandioca por serem culturas essenciais à erradicação da fome.
O administrador municipal explicou que as autoridades têm estado a vender fertilizantes a preço acessível para os camponeses de Caculama combaterem as pragas e aumentarem a produção de feijão e de milho. Segundo Miguel Serrote Gio, na presente campanha agrícola estão envolvidas cerca de 15 mil famílias camponesas associadas em cooperativas agrícolas.
Catarina Pedro, camponesa, mostrou-se satisfeita com a iniciativa da Liga da Velha Guarda de Malange (Livegum) e prometeu trabalhar para aumentar o seu nível de produção. A comuna de Caxinga conta actualmente com 15 associações de camponeses e uma cooperativa agrícola.

Tempo

Multimédia