Províncias

Camião derruba poste e deixa Malanje às escuras

Francisco Curihingana | Malanje|

A periferia da cidade de Malanje está privada de energia eléctrica desde o princípio da noite de quinta-feira , devido ao embate de um camião contra um dos postes de alta tensão, situado na zona da Casa do Gaiato, que transporta energia para a região.

bairros periféricos da cidade de malanje estão sem energia eléctrica há dois dias
Fotografia: Nilo Mateus | EDIÇÕES NOVEMBRO

Devido ao incidente , a cidade está a ser parcialmente abastecida pela central termoeléctrica da Capopa, que tem apenas capacidade para gerar 19, 6 megawotts. Neste momento , apenas as principais artérias têm energia.
O responsável da Rede Nacional de Transporte de Energia (RNT) na província de  Malanje, Alberto Sopata,  assegurou ao Jornal de Angola,  que o restabelecimento do fornecimento integral de energia será feito nas próximas 24 horas . “Na verdade, está fora de hipótese restabelecermos ainda hoje o fornecimento de energia , pois a província  não tem poste para substituir  o que foi derrupado. Acreditamos que nas próximas 24 horas  o material chega de Luanda e, imediatamente o instalaremos”, garantiu.
“Já temos um poste”, prosseguiu , “ localizado em Luanda. Portanto, a via  Malanje/Luanda tem algumas debilidades , pelo que o camião que vai  transportar  terá de  circular com prudência, porque se trata de um poste de duas toneladas e meia. Portanto, isso quer dizer que sábado teremos aqui o poste”.
O incidente  ocorreu numa via alternativa na Estrada Nacional 230. O  local é propenso a acidentes, pois é arenoso e dá lugar a muita poeira que retira a visibilidade dos automobilistas e dos transeuntes.

Tempo

Multimédia