Províncias

Camponeses beneficiam de mais apoios

Venâncio Victor | Malanje

As associações de camponeses e cooperativas agrícolas do município de Kiwaba Nzoje, na província de Malanje, vão beneficiar de mais apoios do Governo, com vista a aumentarem a capacidade de produção, garantiu ontem o governador Norberto dos Santos.

A ideia é ajudar os camponeses a explorar mais e melhor as potencialidades agrícolas do município de Kiwaba Nzonje na província de Malanje
Fotografia: ´Santos Pedro

O governador provincial de Malanje salientou que os apoios vão basear-se na entrega de tractores, que, além de proporcionar o aumento da capacidade de produção, vai contribuir para que a região evite cada vez mais a agricultura de subsistência.
Norberto dos Santos, que prestou a informação durante a cerimónia de apresentação da nova administradora municipal de Kiwaba Nzoje, Joana de Matos, disse que a ideia é ajudar os camponeses a explorarem mais e melhor as potencialidades agrícolas da circunscrição.
O governante destacou o projecto “Agricultiva de Lutau”, que se desenvolve em Kiwaba Nzoje, resultante de uma parceria entre os governos de Angola e de Israel, que produz actualmente ovos. Ali, contam-se igualmente centenas de naves de estufas de plantas leguminosas diversas, além da produção de ovos e da criação de caprinos.
Norberto dos Santos apelou à nova administradora de Kiwaba Nzoje para uma maior  colaboração com o conselho municipal de auscultação e concertação social e com as autoridades tradicionais, com vista a melhor resolução dos principais problemas da região. O governador reconheceu que não é tarefa fácil administrar um município como Kiwaba Nzoje, tendo em conta que se trata de uma localidade em vias de progresso e com fortes potencialidades agrícolas e mineiras, o que tem estado a atrair investidores privados, sobretudo no sector agrícola. O responsável disse que a rotação de quadros na função pública faz parte das estratégias de governação, tendo aconselhado os administradores cessantes a manter a calma, referindo que todos vão ser chamados a desempenhar outros cargos ao nível do aparelho governativo.
O governador provincial, Norberto dos Santos,  informou que o processo de remodelação dos quadros na função pública deve abranger igualmente algumas direcções provinciais, administradores municipais adjuntos e comunais.
O governador provincial de Malanje disse esperar que a nova administradora do município de Kiwaba Nzoje aplique na prática as suas experiências acumuladas, consubstanciadas no trabalho com as comunidades.
A administradora Joana de Matos apontou como linhas de força do seu mandato a aposta no reforço do aumenta da produção agrícola, com vista a contribuir para a diversificação da economia.

Tempo

Multimédia