Províncias

Camponeses de Kiwaba Nzoje fazem agricultura mecanizada

Venâncio Victor | Malanje

Um maior apoio às associações de camponeses e cooperativas agrícolas do município de Kiwaba Nzoje, com vista a aumentar a capacidade de produção e se ultrapassar a agricultura de subsistência foi garantido no domingo pelo governador provincial de Malanje.  

Camponeses da região têm recebido vários apoios para aumentarem a produção
Fotografia: Santos Pedro

Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, que prestou a informação durante a cerimónia de apresentação da nova administradora municipal de Kiwaba Nzoje, Joana de Matos, disse que o objectivo é ajudar os camponeses a aumentar a produção, tendo em conta as potencialidades agrícolas da circunscrição, no âmbito de um programa concebido pelo Governo. Norberto dos Santos “Kwata Kanawa” destacou o projecto “Agricultiva de Lutau”, em Kiwaba Nzonje, resultante de uma parceria entre o Governo israelita e angolano, que produz, actualmente, ovos e conta com centenas de estufas de plantas leguminosas diversas, bem como a criação de caprinos.

Nova administradora

Norberto dos Santos “Kwata Kanawa” pediu, durante a apresentação da nova administradora municipal de Kiwaba Nzoje, maior colaboração do conselho municipal de auscultação e concertação social e das autoridades tradicionais, visando o desenvolvimento da região. O governador provincial de Malanje reconheceu, na ocasião, não ser tarefa fácil administrar um município como Kiwaba Nzoje, tendo em conta que se trata de uma região em vias de desenvolvimento e com fortes potencialidades agrícolas e minerais, o que tem estado a atrair investidores privados, sobretudo no sector agrícola. />“É preciso ter em conta que quem governa tem de ouvir as opiniões dos seus governados, ouvindo as suas preocupações e encontrar soluções para os problemas da comunidade”, disse Norberto dos Santos.
A rotação de quadros na função pública, acrescentou, faz parte das estratégias de governação, tendo aconselhado os administradores cessantes a manter a calma, referindo que todos vão ser chamados a desempenhar outros cargos no aparelho governativo local.

Remodelação na função pública


Norberto dos Santos “Kwata Kanawa” informou que o processo de remodelação dos quadros na função pública deve abranger igualmente algumas direcções provinciais, administradores municipais adjuntos e comunais. “Espero que a nova administrador de Kiwaba Nzoje aplique na prática as suas experiências acumuladas, consubstanciadas no trabalho com as comunidades”, concluiu Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”.
A nova administradora municipal, Joana de Matos, apontou como linha de força do seu mandato o aumento da produção agrícola. Na região, refira-se, estão em curso diversas acções que visam melhorar o nível de vida da população.

Tempo

Multimédia