Províncias

Camponeses recebem apoio

Sónia Maria | Caculama

A Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA) no município de Caculama, em Malange, apoia os camponeses daquela circunscrição com sementes e outros bens, visando o aumento da produção.

A EDA está actualmente a fazer o registo das famílias camponesas. De Julho a Outubro já tinham sido registadas 4.372 famílias, na sede municipal e nas comunas de Caxinga e Muquixi.
O chefe local da EDA, Zua Domingos Dias, referiu que a iniciativa visa também constituir um banco de dados sobre o número de pessoas que dependem da actividade agrícola. O responsável da EDA, em declarações ao Jornal de Angola, disse que nesta época chuvosa os agricultores utilizam várias técnicas para o trabalho do campo e esperam boas colheitas.
A grande preocupação prende-se com a infertilidade provocada pela falta de nutrientes e matéria orgânica, o que provoca a produção de alimentos de menor qualidade e em menor quantidade.
O excesso de água, disse Zua Dias, é outro factor prejudicial, que destrói sementes, plantas jovens, raízes e elimina vegetais, que geralmente não têm possibilidade de sobreviver na área.

Tempo

Multimédia