Províncias

Casos deVIH/Sida aumentam em Malanje

As unidades sanitárias do município de Cacuso, província de Malanje, diagnosticaram 44 casos de VIH/Sida durante o ano passado, representando um aumento de 35 notificações em relação a 2017,noticiou ontem a  Angop.

Fotografia: DR

O facto foi divulgado quarta-feira pelo coordenador municipal do Programa de Luta Contra a Sida em Cacuso, Graça Bernardo, quando fazia o balanço das actividades desenvolvidas em 2018. Segundo o responsável,  apesar do aumento dos casos não houve nenhum óbito provocado pela doença no período em causa.
Graça Bernardo disse que os técnicos de saúde realizaram várias campanhas de aconselhamento e testagem voluntária que ajudaram as pessoas a conhecerem o seu estado serológico, assim como contribuíram para a elevação da auto-estima dos doentes, que foram sensibilizados no sentido de fazerem o tratamento.
O município de Cacuso, que tem cerca de 101 mil habitantes, distribuídos pelas comunas de Quizenga, Pungo-Andongo, Lombe e Soqueco, é considerado o segundo mais endémico da província, depois de Malanje.

Tempo

Multimédia