Províncias

Centro de reabilitação começa a ser construído

O Governo Provincial de Malanje vai construir, este ano,  um centro de reabilitação física e de uma central de esterilização hospitalar na província, anunciou o governador Norberto dos Santos “KwataKanawa”.

Centro vai contribuir na reabilitação dos deficientes físicos e na fabricação de prótese
Fotografia: Eduardo Pedro

Este ano a província de Malanje vai abrir igualmente oito novas unidades hospitalares em algumas comunidades.
O governador provincial manifestou a sua satisfação pela redução considerável, em 2014, da taxa de mortalidade materno-infantil e de prevalência da malária e do sida na província, realçando que a redução da mortalidade foi fruto da contratação de 30 médicos cubanos de diversas especialidades, que agora prestam assistência médica e medicamentosa em todos municípios da província.
Durante 2014, o Governo Provincial de Malanje construiu 15 novas unidades hospitalares e reabilitou quatro centros de saúde, o que permitiu alargar a cobertura sanitária para as zonas mais recônditas da província. Na sua mensagem de ano novo, o Administrador Municipal do Quela, Ananás Gomes, exortou os funcionários da administração a trabalharem de forma mais coesa e dinâmica, no sentido de se atingir avanços e desenvolver o município em 2015.
Ananás Gomes considerou imperiosa a união e o trabalho de equipa, para se conduzir o município e melhorara vida dos munícipes. Em 2014, no Quela, foramconstruídas 14 novas salas de aulas, foi aberto o posto de saúde da Comuna dos Bangalas, a energia eléctrica foi alargada a todos os bairros da sede municipal e melhorou o abastecimento de água potável.
Ananás Gomes apelou aos empresários para investirem no município e aos agricultores para trabalharem fortemente no aumento da produção, sectores que contribuem para o desenvolvimento socio-económico e o combate à pobreza.
O município do Quela tem quatro comunas (Xandel, Moma, Missão dos Bangalas e a Sede municipal) e uma população estimada em 21.847 habitantes.

Tempo

Multimédia