Províncias

Comuna do Soqueco tem novo posto médico

Francisco Curihingana | Malanje

Os mais de quatro mil habitantes da comuna do Soqueco, 21 quilómetros da sede municipal de Cacuso, vão deixar de percorrer longas distâncias em busca de assistência médica e medicamentosa com a inauguração, pelo governador Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, de um posto médico, ampliado e agora com diversos serviços, nomeadamente consultas de pediatria, medicina, partos e vacinação.

População vai deixar de percorrer longas distâncias à procura dos primeiros socorros
Fotografia: Francisco Lopes | Edições Novembro

O posto, que agora conta também com uma ambulância, para a transportação de doentes graves ao hospital municipal de Cacuso e ao regional de Malanje, vai realizar apenas serviços ambulatórios. 

Jorge Bondo, um dos moradores do Soqueco, diz que a população enfrentava inúmeras dificuldades para ter acesso aos serviços da saúde. Aproveitou para apelar às entidades administrativas no sentido de resolverem os problemas ligados à água potável e à energia eléctrica.
Madalena Quicalango, outra moradora ouvida pela nossa reportagem, disse que, com a inauguração do posto médico, a população vai deixar de se deslocar com frequência para Cacuso ou Calandula, gastando entre 700 a 1000 kwanzas por viagem.
A comuna do Soqueco, refira-se, conta com 21 bairros e três regedorias e a população vive da agricultura de subsistência.

Tempo

Multimédia