Províncias

Comuna de Cambaxe inaugura mais serviços

Francisco Curihingana| Malange

A comuna de Cambaxe, no município de Malange, tem um novo centro de saúde com 18 camas, uma escola com seis salas e uma cozinha comunitária, inauguradas pelo governador provincial Norberto dos Santos.

Governador Norberto dos Santos
Fotografia: Jornal de Angola

O Governo Provincial está a dar prioridade à construção de escolas em todos os municípios de Malange, para integrar todas as crianças no sistema de ensino.
Norberto dos Santos pediu aos pais e encarregados de educação para inscreverem os filhos nas escolas, uma vez que em muitas localidades da província de Malange, algumas crianças são levadas para o campo onde ajudam as famílias em actividades de cultivo, pesca e caça.
Noutras localidades, referiu o governador provincial, as meninas deixam de ir à escola, porque ficam a cuidar dos irmãos menores. Norberto dos Santos recomendou à administração para prestar mais atenção aos problemas das crianças na escola, principalmente no que se refere à merenda.
O governador de Malange disse que a merenda escolar deve integrar preferencialmente produtos locais, que ajudem ao crescimento saudável das crianças.
Num comunicado feito durante a inauguraçao, os alunos de Cambaxe comprometeram-se a cuidar do estabelecimento escolar. As crianças da comuna pediram às autoridades para construírem ainda mais escolas noutras localidades da província.
O representante da Educação da comuna de Cambaxe, Manuel António, revelou que estão inseridos no sistema de ensino 724 alunos da iniciação à nona classe.
Manuel António referiu  igualmente que existem cerca de 200 crianças fora do sistema normal  de ensino, principalmente por insuficiência de professores.
A comuna de Cambaxe conta actualmente com 15 professores mas são necessários mais 12.

Tempo

Multimédia