Províncias

Comuna deTalamungongo em Malanje com vida melhor

Luísa Vitoriano | Malange

As populações da comuna de Talamungongo, na província de Malange, têm desde terça-feira um sistema de captação, tratamento e de distribuição de água potável.

As populações da comuna de Talamungongo, na província de Malange, têm desde terça-feira um sistema de captação, tratamento e de distribuição de água potável. O governador provincial de Malange, Boaventura Cardoso, disse, no acto de inauguração, que o “Projecto Água para Todos” consta das prioridades do governo local e visa dar melhores condições de vida às populações.
“Vamos estender o projecto a outros municípios, comunas e aldeias da província de Malange. Esperamos que a população de Talamungongo cuide bem deste meio precioso para que possa durar”, disse Boaventura Cardoso.
O chefe do departamento de Energia e Água, Lourenço Neto, sublinhou que o Projecto Água para Todos beneficiou as populações de Kinge, Cateco Cangola (Calandula), NgolaLuige (município de Malange), Cambaxe e Cambuse.
Lourenço Neto referiu que o “Projecto água para Todos” permitiu alargar efectuar furos nas localidades de 11 de Novembro (Cacuso), Puíca (Cambaxe), Cabaça Mungongo (Calandula) e na comuna de Mufuma, no município de Kunda dia Base.
 
Satisfação das populações
 
O soba de Talamungongo, Martins Gonga, assegurou que está satisfeito com os esforços do governo na melhoria das condições de vida do povo: “antes da inauguração do sistema de abastecimento de água potável, a população era obrigada a percorrer longas distâncias para se abastecer”.
O regedor Carlos Manuel garantiu que com inauguração do sistema de captação e tratamento da água, vão ser minimizadas as dificuldades que a população de Talamungongo enfrentava no que diz respeito ao abastecimento de água potável.  “No passado percorriamos longas distância em busca do precioso líquido, ”,disse.

Tempo

Multimédia