Províncias

Comuna do Lombe está mais iluminada

Luísa Vitoriano | Malanje

Mais de três mil famílias da comuna do Lombe, no município de Cacuso, e do bairro da Kizanga, arredores da cidade de Malanje, contam com mais energia eléctrica, na sequência da inauguração  de um  projecto de electrificação da rede pública, pelo governador Norberto dos Santos .

Governo de Malanje promete mais acções para a expansão da rede eléctrica
Fotografia: Adriano Sapalo|Edições Novembro|Malanje

“Vamos continuar a trabalhar para que paulatinamente possamos levar os principais serviços sociais básicos junto das populações, como a saúde, água, energia eléctrica, entre outros”, assegurou o governador provincial de Malanje.
O director provincial da Energia e Águas, Jacinto Caçulo, disse que a electrificação do Bairro da Kizanga e da comuna do Lombe foi graças aos esforços desenvolvidos pelo Governo Provincial de Malanje, referentes à expansão da rede eléctrica na região.
Jacinto Caculo assegurou que acções do género vão continuar, para levar a energia eléctrica a todos os bairros e municípios da província de Malanje, visando garantir melhores condições de vida aos munícipes.
Os munícipes mostraram-se satisfeitos com o sistema de electrificação, referindo que constitui uma mais-valia para o município sede da província, porquanto já vão poder conservar os frescos, bem como desenvolver outras actividades domésticas que careciam de energia.
António Manuel referiu que a  falta de energia na comuna era uma das causas do  elevado número de casos  de  criminalidade, bem como de especulações do preço de  frescos no mercado informal, devido às dificuldades de conservação.
O  munícipe Domingos João disse que a instalação de Postos de Transformação na sua área de jurisdição vai contribuir para o crescimento das referidas localidades, o bem-estar das populações, bem como facilitar a criação de pequenos negócios na região.
Durante a sua visita, o governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos, inaugurou também um sistema de tratamento e abastecimento de água, na localidade de Amaral, comuna do Cota, município de Kalandula, no âmbito do
Programa  “Água para Todos”.
O sistema de abastecimento de água vai beneficiar mais de duas mil famílias da aldeia do Amaral.

Nova turbina no Namibe
Uma nova turbina com capacidade de produzir 28 megawatts começou no domingo a gerar energia eléctrica no município de Moçâmedes, terminando o ciclo de restrições que se registava há mais de dois meses.
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, enalteceu a dinâmica empreendida pelos técnicos na montagem deste equipamento, que foi instalado em dois meses.
A entrada em funcionamento desta turbina, afirmou o ministro da Energia e Águas, vai garantir igualmente o fornecimento de energia eléctrica à zona industrial da cidade de Moçâmedes.
“Este é um projecto que veio colmatar o défice de energia eléctrica que  se fazia sentir na cidade de Moçâmedes”, afirmou João Baptista Borges.
O ministro da Energia e Águas garantiu também que a província do Namibe  ficará ligada à rede eléctrica nacional, nos próximos três anos, período em que haverá energia suficiente para atender os grandes projectos da região.
João Baptista Borges garantiu que, nos próximos dias, a província da Huíla também vai beneficiar de energia eléctrica da outra nova turbina, com capacidade de 28 megawatts, que está a ser montada na central do Xitoto, província do Namibe.
O governador provincial do Namibe, Carlos da Rocha Cruz, agradeceu os esforços dos técnicos do sector da Energia e Águas e apelou aos consumidores da cidade de Moçâmedes e arredores a honrarem com o pagamento do consumo de energia eléctrica, para compensar o investimento feito na aquisição e montagem do equipamento.

Tempo

Multimédia