Províncias

Condições de vida das crianças melhoraram

Filipe Eduardo | Malanje

O governador de Malanje reiterou, no município de Kunda dia Base, a 150 quilómetros da sede provincial, a vontade de o Governo continuar a trabalhar para a melhoria dos níveis de vida das crianças, bem como a inserção das mesmas em programas de combate à pobreza.

Autoridades locais criam condições para proporcionar às crianças um crescimento saudável
Fotografia: Eduardo Cunha

Norberto dos Santos, que falava durante o acto provincial do Dia da Criança Africana, disse ser necessário fazer mais investimentos para o bem-estar da criança, o pilar para o desenvolvimento de qualquer sociedade.
“Kwata Kanawa” referiu que os conflitos armados, desestruturação familiar, fuga à paternidade, trabalho infantil e a exploração sexual são, de entre outros, os males que impedem o crescimento de qualquer criança, por isso, acrescentou,  constam das preocupações do Governo angolano.O governante disse que, apesar de o mês da criança estar no fim, o Governo Provincial de Malanje vai continuar a apostar em  projectos como a reinserção delas na vida social e construção de mais  centros infantis comunitários. Lembrou que já foram construídas em todo o território da província seis unidades sanitárias e reabilitados 98. No capitulo escolar, disse, 232.137 crianças foram inseridas no sistema de ensino. 
Norberto dos Santos salientou que, além do apoio financeiro, o acesso aos serviços da Saúde e da Educação fazem parte das responsabilidades do Governo, que tem trabalhado para proporcionar a esta franja da sociedade apoio moral, afecto, amor e demais formas de tratamento para o seu bem estar e harmonia.  O governador de Malanje reconheceu que apesar dos investimentos que estão a ser feitos localmente há ainda muitas acções que devem ser desenvolvidas para a satisfação de todas as necessidades das crianças naquela província.
A directora provincial do Instituto Nacional da Criança em Malanje (INAC), Fátima Paulo, garantiu que o Governo de Malanje tem levado a efeito acções para o cumprimento dos 11 compromissos da criança. Citou  a merenda escolar e a reintegração dos menores como parte dos direitos da criança.

Tempo

Multimédia