Províncias

Constituído no município um núcleo de professores

A Escola de Formação de Professores “Ex-Inne” criou, no município do Quela, 115 quilómetros a leste da cidade de Malanje, um núcleo que vai servir de antecâmara na formação de estudantes que residem nesta região.

O chefe de Secção Municipal do Quela para o Ensino Geral, Isaías Sousa, disse que o núcleo vai ajudar igualmente a estimular o interesse e promover a capacitação pedagógica dos estudantes, bem como melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem nesta localidade.Isaías Sousa fez saber que o município beneficiou no ano transacto de três salas de aulas do II ciclo, onde actualmente funciona o PUNIV.
Em 2014 foram construídas 14 salas de aulas que vão permitir a inserção de 200 estudantes que, pela primeira vez, frequentam o núcleo da Escola de Formação de Professores.
O quadro docente deve frequentar o seminário de capacitação, no sentido de melhorar a sua qualidade psicopedagógica, com vista a responder aos desafios do presente ano lectivo.  Um total de 4.431 alunos frequentou o primeiro e o segundo ciclo de ensino em 2014 no município do Quela, que conta com quatro comunas, Xandel, Moma, Missão dos Bangalas e a Sede municipal, e possui uma população estimada em 21.847 habitantes.
/>Faculdade de Medicina

A Faculdade de Medicina de Malanje, afecta à Universidade Lueji A'Nkonde, prevê abrir este ano dois laboratórios, um para análises clínicas e outro de anatomia, que vai ser associado a uma morgue, com capacidade para conservar seis corpos.
A informação foi avançada à Angop, em Malanje, pelo decano da faculdade, André Pedro Neto, tendo realçado que os laboratórios estão também ao serviço da comunidade, enquanto a morgue vai servir de espaço para estudos científicos.
Este ano, a Faculdade perspectiva estender os serviços clínicos para outras unidades sanitárias de Malanje, assim como alargar a sua rede primária de saúde, envolvendo todos os estudantes da instituição.
A Faculdade vai prosseguir com o projecto do Centro de Informação de Medicamentos e Toxicologia (Cimetox), que visa reduzir o uso de drogas e outros produtos tóxicos na região. A faculdade de Medicina formou em 2014 os primeiros 43 médicos.

Tempo

Multimédia