Províncias

Cresce número de adultos em salas de alfabetização

Mais de 3.500 alunos, com idades entre os 13 e os 60 anos, estão a frequentar aulas de alfabetização nos módulos um, dois e três, no município de Caculama.

Aumenta o número de pessoas adultas interessadas em aprender a ler e a escrever
Fotografia: Jornal de Angola

Mais de 3.500 alunos, com idades entre os 13 e os 60 anos, estão a frequentar aulas de alfabetização nos módulos um, dois e três, no município de Caculama.
A informação foi avançada na terça-feira à Angop, pelo chefe de repartição municipal da Educação de Caculama, Paulo João Quissunga, que considerou satisfatória a adesão e o interesse dos cidadãos pelas aulas de alfabetização.
A par disso, está também a ser levado a cabo, em todo o município, um programa de aceleração escolar, em parceria com a ONG Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP).
Segundo o responsável, o sector da Educação em Caculama caminha a bom ritmo, uma vez que já se lecciona até à 12ª classe e o número de alunos fora do sistema de ensino é cada vez mais reduzido. Até 2007, o município contava com cerca de cinco mil crianças fora do sistema de ensino, mas, fruto da construção de novas salas e o enquadramento de novos professores, actualmente, apenas 253 alunos ainda não frequentam a escola.
O município vai este ano colocar os primeiros técnicos médios no mercado de emprego, nas especialidades de ciências humanas e biológicas e físicas, que vão contribui para o desenvolvimento da região.
O sector da Educação possui 387 docentes que leccionam no ensino primário e no primeiro ciclo do ensino secundário, necessitando de mais 74 professores.

Tempo

Multimédia