Províncias

Criadas novas faculdades no município de Cacuso

Venâncio Victor| Malange

O vice-reitor para a área científica da Universidade Lueji-A´Nkonde,  Alfredo Manuel, a­nunciou terça-feira em Malange que o Executivo está a projectar a construção no próximo ano de duas novas faculdades.

As faculdades, uma de Ciências Agrárias e outra de Veterinária, são erguidas no município de Cacuso, a cerca de 72 quilómetros da cidade de Malange, salientou Alfredo Manuel.
As duas especialidades de ensino superior têm a finalidade de assegurar o Pólo Agro-Industrial de Capanda, que compreende as fazendas Pungo a Ndongo, Pedras Negras e a Companhia de Biocombustíveis de Angola (BIOCOM), que vai produzir energia, etanol e açúcar em grande escola.
Alfredo Manuel anunciou igualmente a construção, no espaço do Campus Universitário, em Malange, de outra unidade orgânica, o Instituto Superior Politécnico de Malange, que vai ministrar as especialidades de Enfermagem, Farmacologia, Psicologia Clínica, Dermatologia e Fisioterapia.
As obras começaram em 2012 e terminam no próximo ano, disse Alfredo Manuel.
O vice-reitor referiu que o estabelecimento, adstrito à Universidade Lueji-A´Nkonde, da quarta região académica, vai comportar dez salas de aulas, laboratórios e outras dependências, para permitir a formação de quadros nos domínios de processamento, conservação e transformação de produtos agro-pecuários em industriais.
A Escola Superior de Tecnologias Agro-alimentares de Malange, no bairro Cangambo, vai formar quadros que vão trabalhar na transformação de produtos agro-pecuários em industrializados, como o leite, manteiga, queijo, iogurtes, presunto, fiambre e sumos.

Tempo

Multimédia