Províncias

Debatida prevenção da doença

A importância, prevenção e combate à Sida foi tema de uma palestra dirigida aos jovens de vários estratos sociais e estudantes de diferentes escolas da cidade de Malanje.

Promovida pela Direcção Provincial da Juventude e Desportos, a actividade enquadrou-se nas comemorações da jornada “Abril Jovem” e do Dia da Juventude Angolana, assinalado no passado dia 14.
O encontro serviu para contribuir no reforço da sensibilização dos jovens sobre a necessidade de prevenção da doença.Ao  falar sobre o tema, o presidente da Associação dos Jovens na Luta Contra o Sida, Valdemar Cassombe, apelou à juventude para ter relações sexuais seguras, fazendo o uso do preservativo, como método de evitar doenças de transmissão sexual.
A adopção de uma postura responsável por parte dos jovens e o resgate dos valores éticos e morais, são importantes para a construção de uma sociedade cada vez mais sólida e sadia, com um índice de Sida reduzido a zero. Valdemar Cassombe apontou a abstinência do sexo, ou prática com um único parceiro, como sendo formas de prevenção da Sida e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Fez um breve historial sobre o surgimento da doença em Angola, em 1981, ano em que foi registado o primeiro caso no país, enquanto que na província de Malanje as autoridades sanitárias registaram pela primeira em 1988.
O encontro contou com a participação de estudantes e , técnicos de saúde e convidados, tendo culminado com perguntas e respostas sobre o tema em debate.

Tempo

Multimédia