Províncias

Defendida admissão de docentes com vocação

Venâncio Vítor| Malanje

O governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos “ Kwata Kanawa”, pediu, ontem, à Direcção Provincial da Educação a tomada de medidas administrativas rigorosas no sentido de evitar a admissão de professores sem vocação para o exercício da actividade docente educativa.

Norberto dos Santos, que falava por ocasião do 22 de Novembro, data consagrada ao educador angolano, disse que nos últimos tempos muitos quadros desejam ingressar no sector da Educação, mas “sem a vocação para o efeito, atraídos apenas pelo dinheiro”. Acrescentou que esta medida vai permitir que doravante sejam apenas admitidos os professores que tenham os requisitos exigidos.
O governador provincial disse que um bom profissional deve combinar a profissão e a vocação da actividade que exerce, de formas a contribuir no alcance de resultados que satisfazem as necessidades e exigências da sociedade. 
“Espero que este ano as estatísticas do aproveitamento escolar atinjam oitenta e  cinco por cento e que não haja discrepância entre os resultados e as competências alcançadas pelos estudantes”, referiu Norberto dos Santos, que acrescentou que o lema escolhido pelo Ministério da Educação para a celebração do Dia do Educador Angolano, “Por uma Educação Inovadora e Baseada nos Valores Morais e Cívicos e Patrióticos Reforcemos as Competências do Professor”, requer que todo o trabalho a desenvolver pelo referido sector esteja voltado para o desenvolvimento das competências.
Para isso, frisou Norberto dos Santos, “é necessário que cada professor, com base no seu saber e humildade, reconheça as suas fraquezas e adopte  um plano para a sua auto-superação didáctico pedagógico”. O governador provincial de Malanje reconheceu os esforços e sacrifícios empreendidos por todos os agentes educativos, para que as crianças da província pudessem estudar, incluindo as que vivem em zonas de difícil acesso.
Norberto dos Santos disse que é preciso recuperar a dignidade do professor na sociedade, tendo em conta o seu papel de formação do homem novo.

Aprovação do novo estatuto

Numa mensagem lida na ocasião, o representante do Sindicato de Professores de Malanje defendeu a aprovação do novo estatuto da carreira docente e a sua regulamentação. Os sindicalistas destacaram os esforços do Governo Provincial na criação de condições de trabalho, consubstanciadas na construção de novas escolas e reabilitação das já existentes, bem como a construção de residências para os professores nalgumas localidades, embora ainda em número  insuficiente.

Actualização de categorias

Alguns directores, subdirectores e chefes de repartições municipais de Educação e coordenadores de actividades extraescolares e de turnos, nomeados recentemente, vão receber, nos próximos tempos, os salários das funções correspondentes, lê-se na mensagem do Sindicato dos Professores de Malanje, que acrescenta: “No âmbito da actualização da categoria de professores, mais de 75 por cento foram actualizados nas suas categorias, estando apenas a faltar os professores desactivados do aplicativo salarial”.
No âmbito do Dia do Educador foram agendadas diversas actividades, com destaque para palestras sobre o papel do professor na formação do homem novo, que contaram com a participação de centenas de alunos e encarregados de educação.  

Tempo

Multimédia