Províncias

Dezenas de hectares de terra são preparadas para cultivo

Sónia Maria | Caculama

Mais de dez hectares de terra vão ser cultivados no município de Caculama, em Malanje, durante a campanha agrícola 2016/2017, aberta oficialmente na localidade de Xingahamba.

Camponeses lançam as primeiras sementes
Fotografia: Dombele Bernardo |

O administrador municipal, Sebastião Rodrigo, defende a necessidade do aumento da produção agrícola, acrescentando que, apesar das calamidades naturais que o município enfrenta nos últimos tempos, é imperioso que se continue a trabalhar para garantir o sustento das famílias.
Sebastião Rodrigo aconselhou os camponeses locais associados em cooperativas agrícolas a manter a calma, evitando cruzar os braços perante as contrariedades climáticas.
O responsável municipal disse ser importante que se continue a lutar contra a fome e a pobreza no seio das comunidades.
O responsável pediu aos camponeses maior empenho e dedicação no trabalho do campo, para se garantir a auto-suficiência alimentar da população, o que passa pelo aumento dos índices de produção agrícola.
O chefe da Instituto de Desenvolvimento Agrário, Domingos Zua, destacou os esforços do Executivo no apoio às famílias, com a distribuição de sementes e instrumentos de trabalho, bem como o reforço de mais 16 técnicos, formados no âmbito do projecto Agricultura Familiar para o Mercado (Mosap).
O Instituto de Desenvolvimento Agrário está a distribuir meios de trabalho, como enxadas, catanas, fertilizantes e sementes diversas.
Domingos Zua explicou que as comunidades circunvizinhas vão ser contempladas com projectos agrícolas, instalados na povoação, para aumentarem os indicadores de produção.

Tempo

Multimédia