Províncias

Distribuição de água contra a seca

Sónia Maria| Malanje

Os efeitos da seca nas comunidades do município de Caculama, a 54 quilómetros da cidade de Malanje, vão diminuir de forma significativa, após a entrada em funcionamento de um novo sistema de abastecimento de água potável.

O administrador informou que as acções ligadas ao abastecimento de água potável são prioritárias
Fotografia: José Soares

O administrador adjunto de Caculama, Noé Rapane, disse que o novo sistema apresenta uma grande vantagem em relação a outros equipamentos, por permitir o bombeamento de água mesmo no tempo seco.
Outras medidas para solucionar a carência de água estão a ser tomadas, com destaque para a abertura e a reabilitação de furos em todas as comunidades e bairros daquela parcela de Malanje. Em Caculama, onde os habitantes consumiam água não tratada, o sector procedeu igualmente a abertura de furos, cujos sistemas são alimentados por energia solar.
A Administração Municipal de Caculama vai em breve levar água aos bairros de Camalenda e do Buco.
O administrador Noé Rapane informou que as acções ligadas ao abastecimento de água e de energia eléctrica às populações são imediatas. O soba João Muala, que enalteceu as acções do Governo local, encorajou as autoridades a prosseguirem com a mesma dinâmica, apelando para que, no próximo orçamento, sejam contemplados outros sectores importantes da vida social das comunidades.

Tempo

Multimédia