Províncias

Encerrado posto de saúde por falta de enfermeiros

O posto de saúde de Cabombo,  na comuna de Dala Samba, município de Marimba, a  210 quilómetros da cidade de Malanje, está encerrado por falta de técnicos, revelou, ontem, à imprensa o administrador comunal, Agosto Massango.

Técnicos abandonaram unidade sanitária por falta de apoio
Fotografia: João Gomes| Edições Novembro

O responsável, que prestou a informação por altura da vi-sita do rei do Bailundo, Arman-do  Calupeteca “Ekuikui V”, ao seu homólogo  do Reino do Ndongo, Buba Dala Mana, vulgo rei Cabombo, disse que, para a reabertura do posto médico,  são necessários no mínimo seis técnicos.
“Todos os enfermeiros que trabalhavam no  posto médico de Cabombo abandonaram o local porque não recebiam avenças e não tinham condições para prestar nenhum tipo de assistência aos pacientes, nem médica nem medicamentosa”, disse o administrador  comunal.
A comuna de Dala Samba debate-se com falta de água potável, o que obriga a população a recorrer a rios e cacimbas.  Com uma extensão de 190 quilómetros, a localidade tem seis mil habitantes, que se ocupam essencialmente do cultivo da terra, pesca,  caça e artesanato.
Venâncio Víctor

Tempo

Multimédia