Províncias

Encontrada data dos festejos do município de Calandula

Francisco Curihingana | Malange

O 2 de Setembro passa a ser para os munícipes de Calandula, uma data memorável.

O 2 de Setembro passa a ser para os munícipes de Calandula, uma data memorável.
Durante um colóquio que decorreu naquele município, de 9 a 10 do corrente mês, no quadro das celebrações alusivas ao 35º aniversário da proclamação da Independência Nacional, os participantes, entre historiadores, sociólogos, juristas, entidades tradicionais e religiosas do município, acordaram o 2 de Setembro como dia da fundação da vila de Calandula.
A decisão foi adoptada em função dos dados históricos escritos e orais, recolhidos com particular ênfase no Decreto-lei 449, de 2 de Setembro de 1929, inseridos no Boletim Oficial número 35.
O comunicado lido no final dos trabalhos destaca o engajamento particular do Presidente da República, Engenheiro José Eduardo dos Santos, em desenvolver o município, com destaque para o estudo com vista à reconstrução da mini-hídrica do rio Lucala, a reabilitação do troço rodoviário entre Lombe e Calandula e a criação por parte do Executivo e do Governo Provincial das condições fundamentais para que os investidores não enfrentem muitos constrangimentos no desenvolvimento das suas actividades na região.
O desafio lançado aos participantes é de encontrar daqui em diante as datas festivas das comunas do Kota, Kuale, Kinge e Cateco Cangola.
O administrador municipal de Calandula, Manuel Campos, saudou no final do encontro, a forma como os participantes abordaram os temas do colóquio e referiu que este tipo de abordagens vai permitir o relançamento do município para outros patamares.
Lançou um apelo “aos filhos de Calandula para contribuírem com as suas ideias para o desenvolvimento da região”.
“Como já me referi a decisão foi decidida em função dos dados históricos escritos e orais”, salientou o administrador Manuel Campos.
Acrescentou que “o município, com a paz efectiva, está a desenvolver principalmente no sector agrícola.

Tempo

Multimédia