Províncias

Encontro das comunidades defende maior divulgação

Genivaldo Fonseca | Malanje

Os participantes no encontro das comunidades rurais, promovido pela Acção para o Desenvolvimento Rural e Agrário (ADRA), em Malanje, recomendaram ontem à direcção provincial do Comércio mais promoção do programa de comercialização de produtos agrícolas a nível do PAPAGRO.

Papagro é uma aposta do Governo para facilitar a vida dos produtores de bens agrícolas
Fotografia: José Soares

Os participantes pediram ainda ontem para que a referida direcção proceda igualmente a selecção, nos próximos tempos, dos agentes logísticos. Consideraram o associativismo como uma “boa prática” para o desenvolvimento sustentável, por permitir as comunidades encontrarem soluções para os seus problemas e  incentivar o seu desenvolvimento.
O apoio da Acção para o Desenvolvimento Rural e Agrário e das administrações municipais ao funcionamento das caixas de crédito, que estão a ser criados pelas associações para reforçar os seus fundos, bem como a organização de pequenos sistemas de contabilidade foram, igualmente, recomendados no encontro das comunidades rurais.
No encontro foram ainda abordados temas relacionados com as «Boas Práticas de Desenvolvimento Local Sustentável», «Situação do Acesso à Terras nas Comunidades» e «Políticas Públicas de Apoio ao Desenvolvimento Rural».
O director da Energia e Águas, Jacinto Caculo, destacou a importância do Programa Municipal Integrado de Combate à fome e à Pobreza para a resolução dos problemas das comunidades.
Jacinto Caculo reiterou ainda o pedido de apoio às administrações municipais para a extensão das actividades da Acção para o Desenvolvimento Rural e Agrário à mais comunidades daquela província.

Tempo

Multimédia