Províncias

Enfermeiros de Malanje reforçam conhecimentos

O tratamento correcto da malária durante a gravidez e depois do parto vai estar mais reforçado a partir de agora, em Malanje, depois de um grupo de 34 técnicos de saúde de dez dos 14 municípios da província terminar, sexta-feira, uma acção formativa, reconheceu a representante local da Empresa de Consultoria de Gestão e Administração em Saúde (Consaúde).

Parturientes aconselhadas a consultas
Fotografia: Nicolau Vasco

Francisca Romeu salientou que a actividade, promovida em parceria com o Ministério da Saúde, no âmbito do programa de combate à malária, vai ajudar a reduzir os casos da doença e a consequente melhoria dos serviços sanitários nas áreas de jurisdição dos técnicos formados.
Na formação, que durou quatro dias, participaram enfermeiros dos municípios de Kiwaba Nzoji, Quela, Quirima, Kunda-dya-base. Luquembo, Cacuso, Calandula, Marimba e Caculama.
A representante disse que os técnicos ora capacitados detêm agora maior potencial e instrumentos profissionais de combate à malária e de implementação de acções tendentes à assistência sanitária dos pacientes, de modo a contribuir para o desenvolvimento do sector da Saúde, mormente no que toca à luta contra as patologias.Francisca Romeu considerou que a formação, além de influenciar na integração dos enfermeiros, vai permitir a melhoria dos serviços de saúde e da condição de vida das famílias, tendo destacado a importância da mesma para as comunidades rurais.
Durante a formação, acrescentou Francisca Romeu, foram ministradas matérias como a melhoria do diagnóstico precoce e o tratamento correcto da malária, acompanhamento dos técnicos de saúde na prescrição da malária e a melhoria na interpretação dos casos de malária, entre outras.

Tempo

Multimédia