Províncias

Escola Superior Politécnica já tem instalações próprias

Luísa Victoriano | Malanje

A Escola Superior Politécnica de Malanje, da Universidade Luenji An´Konde, conta desde ontem com instalações definitivas, inauguradas pelo governador Norberto dos Santos.

As instalações, localizadas no bairro da Nvoanvoala, tem 16 salas, oito laboratórios de Química, Física, Biologia e de Informática, além de gabinetes e áreas administrativas e pedagógicas.
O director da Escola Superior Politécnica, Francisco Jacucha, garantiu que a criação das novas instalações vai permitir aumentar o número de estudantes no período diurno e facilitar que cidadãos sem condições financeiras possam continuar a formação académica, uma vez que os cursos nocturnos são gratuitos.
Francisco Jacucha revelou que no espaço envolvente às novas instalações vão ser construídas residências para os professores e para o corpo directivo. A Escola Superior Politécnica foi aberta, em 2011, com os cursos de Pedagogia, Matemática, Psicologia e Sociologia. Este  ano académico os primeiros finalistas concluem as suas licenciaturas.
Além das instalações da escola superior, outras 40 infra-estruturas foram inauguradas a na província de Malanje, com destaque para escolas do primeiro e segundo ciclos do ensino secundário, nos bairros de Cangambo, Quizanga, Catepa e Cahala. Nas  localidades, as autoridades procederam igualmente à entrega de ferramentas profissionais aos antigos combatentes e veteranos da pátria.
No município de Cangandala foi inaugurado o mercado municipal, um parque infantil, campo desportivo, um sistema de captação e tratamento de água, além da escola primária  da comuna de Caribo.
Os municípios do Quela, Cangandala, Massango, Caculama e Cambundi Catembro beneficiaram igualmente de dezenas de novos empreendimentos de impacto social e económico.

Tempo

Multimédia