Províncias

Estiagem afecta as culturas

Venâncio Victor| Malange

A falta de chuvas está a comprometer as culturas alimentares no município do Quela, localizado a cerca de 115 quilómetros da sede provincial de Malange.

Camponeses estão preocupados com a falta de chuva e com a praga de insectos
Fotografia: Francisco Pedro

A falta de chuvas está a comprometer as culturas alimentares no município do Quela, localizado a cerca de 115 quilómetros da sede provincial de Malange. De acordo com o chefe de repartição municipal da Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA), Caluvi José, a seca está a prejudicar as culturas de milho, mandioca feijão, abóbora, café, entre outras.
“A nossa região é fértil e possui grandes solos aráveis, propícios à agropecuária, mas o grande problema neste momento tem a ver com a estiagem que se arrasta há muitos meses”, disse Caluvi José.
Interpelada pela equipa de reportagem do Jornal de Angola, a camponesa Anita Lurão revelou que a população do município do Quela tem conseguido sobreviver “graças aos excedentes da produção anterior”. Além do mais, o município também está a ser atingido por uma praga de insectos, denominada “catolotolo”, acrescentou. 
Outro problema da população do Quela tem a ver com os animais selvagens, como macacos e javalis, que têm devorado parte das lavras dos camponeses.

Tempo

Multimédia