Províncias

Estudantes realizam rastreio psicológico

Osvaldo Ferraz |

Mais de 90 estudantes dos cursos de Psicologia Clínica e Social do Instituto Superior Politécnico de Malanje (ISPM) efectuaram terça-feira, na cidade Malange, uma campanha de rastreio mental, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, assinalado no mesmo dia.

Docente Cirilo Mendes mentor do projecto
Fotografia: Edições Novembro

Sob o lema “Mantenha-se mental e fisicamente activo, cuide da saúde e evite doenças futuras”, a actividade teve como objectivo prevenir que comportamentos tipificados nas categorias das perturbações evoluam para patologias clinicamente significativas ou severas.
O director do Instituto Superior Politécnico de Malanje, Eduardo Ekundi, disse que não se pode falar de saúde mental sem se prestar atenção aos profissionais desta área. O coordenador da actividade, Veloso Paciência Dala, disse que, a par do rastreio, os alunos estão também a realizar trabalhos de sensibilização para que a população possa saber sobre o seu estado psicológico e receber o devido aconselhamento. O docente Cirilo Mendes disse que o objectivo da actividade consiste também em despertar a atenção pública relativamente à saúde mental, pois há uma tendência em pensarmos que só padecem de saúde mental aquelas pessoas com um estado patológico avançado. 


Tempo

Multimédia