Províncias

Focos de malária na região identificados em pesquisa

Sónia Maria | Caculama

As autoridades sanitárias do município de Caculama, a 54 quilómetros da cidade de Malanje, realizaram uma série de pesquisas qualitativas, denominadas "Focos da malária nas comunidades rurais", para identificar os principais pontos de incidência da doença.

Fumigação é uma das estratégias de luta
Fotografia: João Gomes

O supervisor provincial da equipa de pesquisadores, José Augusto Dionísio, disse que as acções de erradicação da doença, prevista até 2025, estão a ser realizadas desde Junho, com vista à prevenção da malária nas localidades de Xissa, Bulo, Muala, Catreze, Camalenda Cagiza, Manha Teca, Clemente, Ngombe ia Holo, Cajinga e Xinga.
Os trabalhos contaram com a participação de 58 técnicos, que receberam apoio dos membros das comunidades rurais.
A pesquisa visa essencialmente a mudança de comportamentos quanto ao uso do mosquiteiro por parte dos habitantes, principalmente as mulheres grávidas.
Além da pesquisa, a equipa de controlo da malária tem realizado a distribuição de mosquiteiros nas comunidades, fundamentalmente nas zonas consideradas de risco.
O supervisor provincial da equipa sublinhou que o estudo feito sobre a malária visa ainda sensibilizar as populações sobre a necessidade da construção de latrinas, destruição do lixo e da eliminação dos charcos, que facilitam a reprodução do vector transmissor da patologia. As unidades sanitárias têm disponíveis vacinas para o reforço das campanhas contra a malária, sarampo, doenças diarreicas e outras enfermidades comuns nesta época do ano.
José Augusto afirmou que se pretende igualmente com estas acções de rotina a promoção da saúde, através da realização de palestras sobre a doença, por constituir a principal causa de internamento e mortalidade.
O combate deve ter em conta dois aspectos fundamentais, a disponibilização de mosquiteiros e sensibilização das comunidades, defendeu o responsável para quem as famílias devem reforçar cada vez mais a hiegiene.

Tempo

Multimédia