Províncias

Governador leva apoio ao lar de idosos

Filipe Eduardo | Malange

O governador provincial de Malange, Norberto do Santos “Kwata Kanawa” garantiu apoio total do governo local ao Lar de Idosos da Maxinde, que alberga 37 cidadãos de ambos os sexos.

Governador de Malanje Norberto dos Santos
Fotografia: Jaimagens

Kwata Kanawa teceu tais considerações momentos depois de ter convivido com os cidadãos acolhidos no Lar da Maxinde, em alusão ao 30 de Novembro, Dia Nacional do Idoso, comemorado este ano sob o lema “Garantir ao idoso uma velhice sadia é compromisso de toda a sociedade”. O governador disse que muitos idosos abandonados deram um pouco de si para que hoje Angola pudesse viver momentos de paz e de tranquilidade.
Norberto dos Santos condenou o comportamento de alguns filhos, sobrinhos e outros membros da família que, movidos por interesses que só elas conhecem, escorraçam o pai ou a mãe da casa que eles próprios construiram, forçando-os a ir para o lar da terceira idade.
“Este comportamento não é justo porque são estes idosos que nos meteram na escola, foram às lavras, cultivaram e colheram tudo de bom para o nosso sustento, enquanto crianças.”  O governador de Malange referindo-se às atitudes de abandono de que os idosos são vítimas, disse: “Não é lícito abandonarmos estas pessoas, pois hoje são elas, mas amanhã seremos nós.
Quem hoje tratar mal o seu pai ou a sua mãe, levando-os ao lar de terceira idade, pode também esperar tratamento igual por parte dos seus filhos”.
Joaquim Quifanga, um dos idosos do Lar de Idosos da Maxinde, disse que os filhos e sobrinhos o abandonaram por causa da sua casa, mas o Governo, felizmente, não o abandonou. “Acreditamos que melhores dias virão, pois recebemos promessas boas do senhor governador Norberto do Santos.”

Tempo

Multimédia