Províncias

Governo presta atenção às famílias

Alberto Domingos | Malanje

O vice-governador provincial de Malanje para a Esfera Política e Social, Manuel Campo, assumiu, ontem, o compromisso do Governo local em trabalhar para melhorar as condições de vida das famílias.

As mulheres em Angola têm a grande responsabilidade de cuidar das famílias e garantir para o futuro uma sociedade de valores nobres
Fotografia: Domingos Cadência

Manuel Campo, que falava durante a abertura da 18.ª sessão do Conselho Provincial da Família, e Promoção da Mulher que decorreu sob o lema “Minha família minha inspiração”, realçou que o Governo Provincial de Malanje realiza acções com vista a reforçar as condições de vida das famílias.
Para melhorar o modo de vida das famílias, disse Manuel Campo, foram criados vários programas integrados de combate à fome e à pobreza. O vice-governador apontou o Programa Água para Todos, Os Onze Compromissos com a Criança e os Serviços Municipalizados de Saúde como parte das acções que o Governo Provincial de Malanje executa para a melhoria das condições de vida das famílias.
Através destes programas, disse, as famílias resgatam a curto prazo a sua dignidade e os valores morais, desafios que exigem o envolvimento dos diferentes actores sociais.
Manuel Campo considerou importante a realização do encontro, que  envolve todos organismos na vida das famílias na província. Este encontro, prosseguiu o vice-governador provincial de Malanje, realiza-se para marcar o 15 de Maio, consagrado como o Dia da Família.
O vice-governador provincial de Malanje para a Esfera Política e Social acrescentou que os pais devem ser os primeiros e principais educadores dos filhos, o Executivo angolano assegura estas medidas e a escola molda os valores que já vêm de casa.
"O Executivo através do seu Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2017, que está a ser levado a efeito em todo país, cria as condições para que haja famílias bem ­estruturadas."
Manuel Campo lamentou o facto de ainda se registarem na província de Malanje casos de fuga à paternidade, perda de valores morais, violência doméstica, violação de menores e o exagero no consumo de bebidas alcoólicas.
O vice-governador provincial de Malanje para o Sector Político e Social encorajou os participantes a empenharem-se na busca de soluções para sanar os problemas que vivem as famílias de Malanje.
A directora provincial da Família e Promoção das Mulher em Malanje, Antónia Maiato, disse que a 18.ª sessão do Conselho Provincial da Família reconheceu  fragilidade das famílias na educação dos filhos.
Antónia Maiato concluiu que o encontro é a antecâmara de um ciclo de reflexão sobre o papel preponderante das famílias na condução e orientação de todos os seus membros, para desencorajar atitudes negligentes dos pais no crescimento dos filhos e promover a coesão interna, harmonia, paz e amor dentro das famílias.
Participaram no encontro autoridades tradicionais e religiosas, deputados do círculo provincial, membros do Governo Provincial, administradores municipais e membros de organizações sociais.

Tempo

Multimédia