Províncias

Habitantes de Cacuale têm mais água potável

Venâncio Victor|Malanje

Ao todo, dois mil habitantes do sector do Cacuale, na comuna do Bembo, no município de Kangandala, em Malanje, contam, desde sexta-feira, com mais água potável, com a entrada em funcionamento de um sistema de captação, tratamento e distribuição, a partir do rio Cuki, inaugurado pelo governador Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”.

População deixa de percorrer distâncias em busca de água
Fotografia: Edições Novembro

A infra-estrutura, com capacidade para bombear dez mil litros por hora e com um reservatório, vai servir também os habitantes do sector e bairros periféricos de Kangandala, como Mucumbi, Chacanar, entre outros. O soba de Cacuale, Miranda Gonçalves, disse no acto de inauguração que o sistema de captação e distribuição vai minimizar o sofrimento da população , que era obrigada a percorrer cerca de cinco quilómetros em busca de água, que a retirava directamente do rio Cuki.

No âmbito das comemorações do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, o governador inaugurou uma esquadra da Polícia na comuna do Bembo, onde reuniu-se ainda com as autoridades tradicionais, as quais entregou uma gama de bens de primeira necessidade.

Tempo

Multimédia