Províncias

Habitantes de Malanje aplaudem inauguração

Francisco Curihingana | Malanje

Habitantes de Malanje, entrevistados pelo Jornal de Angola, manifestaram-se ontem satisfeitos com a entrada em funcionamento da primeira turbina da barragem hidroeléctrica do Laúca, situada no município de Cacuso.

Barragem de Laúca já está a produzir energia eléctrica
Fotografia: Rogério Tuty | Edições Novembro

O munícipe Jacobe Calunga afirmou que o desenvolvimento de qualquer país gravita em volta da energia eléctrica e que o nosso país não foge à regra. “É mais um ganho e isto reflecte tudo quanto o Executivo tem vindo a fazer nos últimos anos, fruto da paz que o país vive”, realçou.
Jacob Calunga referiu que a materialização desse projecto vai fomentar o desenvolvimento da província, principalmente para a indústria, bem como atrair mais investidores nacionais e estrangeiros.
Para o cidadão Augusto Ambriz, a iniciativa do Executivo é louvável, pois a inauguração da primeira turbina vai gerar desenvolvimento para a província e para o país, permitindo que haja mais disponibilidade de energia eléctrica. Para o profissional de carpintaria João Soares, “serão muitos os benefícios com a entrada em funcionamento desta turbina de Laúca, uma vez que a energia é importante para o trabalho que se realiza na actividade industrial”. João Soares disse, por outro lado, que esta energia pode permitir aos profissionais de carpintaria, que se encontram nos municípios que distam a vários quilómetros da cidade criarem serrações, evitando desta forma que se tragam as madeiras brutas para a cidade, podendo eles próprios trabalhá-las nas suas localidades.
Para o cidadão Landy da Costa, a situação de muitos bairros e sectores que carecem de energia eléctrica vai mudar para melhor, fazendo com que se diminua a criminalidade na província
Referiu que o crescimento da província  e o surgimento de vários bairros obriga o reforço no abastecimento de energia eléctrica.

Tempo

Multimédia