Províncias

Hospital de Malanje é descongestionado

Sónia Maria | Caculama

O Hospital de Caculama conta com um bloco operatório moderno e com pessoal qualificado, para descongestionar o Hospital Geral de Malanje.

O director-geral do Hospital, José Ribeiro, disse que o bloco operatório está apto para realizar várias intervenções cirúrgicas, como hérnia, tumores malignos, urologia, operações abdominais, hemorróides. O Hospital de Caculama conta com o apoio de especialistas cubanos que se encontram a trabalhar na municipalidade.
Habitantes do Luquembo, Quirima e Cambundi-Catembo, municipalidades pertencentes à região do Songo, e do município de Xá-Muteba, província da Lunda Norte, contam com os serviços do novo bloco operatório. Os doentes já não precisam de se deslocar para Luanda ou para fora do país. Em função dos novos serviços, o Hospital vai aumentar o número de médicos. Outra preocupação da Direcção do Hospital é diminuir os casos de mortes neonatais.
 O cirurgião Roger Régua, um dos profissionais que garantem o bom funcionamento da unidade, referiu que a primeira operação a um tumor correu com sucesso e teve a duração de 40 minutos. Cinco intervenções cirúrgicas são feitas por dia.

Tempo

Multimédia