Províncias

Hospital Municipal melhora serviços

Venâncio Victor | Malange

O novo Hospital Municipal de Kunda dia Base, com 48 camas, passa a dispor de vários serviços que contribuem para a melhoria da assistência médica e medicamentosa às populações da região.

O responsável municipal da Saúde, Filipe Calombe, informou que neste momento a unidade sanitária está em fase de apetrechamento. O novo hospital, cujas obras tiveram início o ano passado, vai prestar serviços de medicina, pediatria, contando igualmente com áreas dos Programas Alargado de Vacinação, laboratório de análises clínicas.
Filipe Calombe disse que com a entrada em funcionamento da unidade hospitalar são desactivados todos os serviços prestados na antiga estrutura que tinha uma capacidade para internar apenas 12 pessoas. O antigo hospital passa agora a funcionar como Centro Materno Infantil. 
O aumento de camas e outros serviços como o laboratório e sala de partos vão melhorar substancialmente o atendimento e as condições de saúde e a redução da mortalidade materna infantil.
O município do Kunda dia Base tem 39 enfermeiros, dos quais 19 em regime de contrato, um número considerado irrisório face às necessidade do sector.
Para reforçar o quadro clínico, a instituição precisa de pelo menos 20 novos técnicos de saúde, o que vai contribuir para o aumento de serviços, sobretudo ao nível das comunas.   Por outrro lado, mais de seis mil alunos da iniciação à sexta classe beneficiam de merenda escolar no município de Kunda dia Base, uma realidade que contribui para o aumento do rendimento académico e evitar o absentismo das crianças às aulas, disse o responsável do sector da Educação no município, Miranda Baptista.
 No presente ano lectivo foram matriculados 7.030 alunos, enquanto 812 estão fora do sistema de ensino por falta de professores nas comunas de Lemba e Milando.  O corpo docente é composto por 139 professores. São necessários mais 47 para fazer face às necessidades. 
O município tem uma rede escolar composta por sete estabelecimentos de ensino, com seis salas cada, além de duas escolas em construção nas comunas de Lemba e Milando.  O município do Kunda dia Base integra a vasta região da Baixa de Cassanje e fica a 175 quilómetros da capital da província de Malange.

Tempo

Multimédia