Províncias

Hospital municipal regista recém-nascidos

Eduardo Cunha e Venâncio Víctor | Malanje

Os recém-nascidos a nível do Hospital Municipal de Malanje, implantado no bairro Carreira de Tiro, passam a ser registados, brevemente, a partir do nascimento, quando for instalada a sala de registo civil, anunciou, na quarta-feira, o director provincial da Justiça e dos Direitos Humanos.

Crianças passam a ter cédula pessoal a partir do momento do seu nascimento
Fotografia: Kindala Manuel

Domingos Vitorino passou a informação, no termo de uma visita efectuada à referida unidade sanitária da cidade de Malanje, que tem capacidade para 32 camas.
O delegado provincial referiu que a sala de registo gratuito de menores no hospital enquadra-se no âmbito de um programa de expansão destes serviços, para que toda  a criança obtenha a cidadania a partir da nascença.
A directora do Hospital Municipal da Carreira de Tiro, Elsa Fortes, considerou que o estabelecimento funciona em pleno, atendendo, em média, 350 pacientes por dia, nas consultas de medicina, pediatria e  de ginecologia.
A unidade clínica dispõe de áreas de banco de urgência, medicina, cirurgia, Programa Alargado de Vacinação (PAV), de corte de transmissão vertical, pediatria, oftalmologia, estomatologia, maternidade, laboratórios, farmácia e de serviços de  ecografia. Elsa Fortes salientou que as doenças mais frequentes, principalmente nesta altura do ano, são malária, febre tifóide, doenças  diarreicas e respiratórias agudas. Referiu que o hospital, que atende igualmente pacientes vindos de outros municípios da província de Malanje, está com uma política de melhoria da assistência médica e medicamentosa.
 O estabelecimento clínico funciona com sete médicos, entre nacionais e estrangeiros.
Recentemente, foi reforçado com novos licenciados, formados pela Faculdade de Medicina da Universidade Lueji-a-Nkonda.
A responsável clínica avançou igualmente que o quadro clínico conta igualmente com os préstimos de técnicos médios de saúde, que garantem as 24 horas de funcionamento da unidade hospitalar do município sede da província.

Tempo

Multimédia