Províncias

Inauguradas infra-estruturas sociais

Venâncio Victor| Malange

O governador de Malange inaugurou, no município de Cangandala vários empreendimentos sociais, no âmbito das comemorações do 71º aniversário natalício do Presidente José Eduardo dos Santos.

Imagem da cidade de Malanje
Fotografia: Maria Augusta

Entres as infra-estruturas inauguradas contam-se uma pediatria, um deposito de medicamentos, armazém de equipamentos de lavandaria e uma sala de informática na escola do I ciclo Palanca Negra com 15 computadores conectados com o sistema de Internet.  
Norberto dos Santos também inaugurou a primeira fase do mercado municipal de Cangandala, com capacidade para 28 bancadas.
O governador de Malange, Norberto dos santos, entregou na localidade  duas ambulâncias nos postos de Saúde das comunas de Culamagia e Caribo. O Chefe de Repartiçao Municipal da Saúde disse que os meios entregues e destinados aos cuidados primários vêm colmatar as dificuldades que se registavam com o transporte de doentes graves e de parturientes.

Avanços no sector da educação

O governador da província, Norberto dos Santos, afirmou estar satisfeito com os progressos registados nos sectores da educação e saúde. Também no âmbito das comemorações do aniversário do Chefe de Estado, o governador visitou ao posto de saúde de Quipacassa e em Cangandala reuniu-se com as autoridades tradicionais e religiosas.
Norberto dos Santos disse ter registado as preocupações da população, principalmente quanto à saúde, educação, estradas, energia e agua e entregar em breve motorizadas aos regedores de Cangandala.
No sector da Educação referiu estar preocupado por haver duas mil crianças em idade escolar fora do sistema de ensino e que para solucionar o problema têm de ser edificadas mais escolas provisórias nas aldeias com ajuda da população, pelo que vão ser distribuídas chapas de zinco e carteiras nas localidades que não dispõem sequer de instituições de construção precária.
Norberto dos Santos visitou as obras de construção dos 200 fogos habitacionais, 78 dos quais em fase de conclusão, e na localidade do Cuemba a fábrica de construção de casas pré-fabricadas.

Estradas

O vice-governador para o sector técnico e de infra-estruturas, Gabriel Pontes, reconheceu que a situação das estradas ainda é preocupante, mas revelou que há projectos para a reabilitação das vias secundárias e terciárias e que numa primeira fase vai ser dada prioridade às comunas de Bembo e Culamagia.

Tempo

Multimédia