Províncias

Incentivos aos camponeses de Malanje

Venâncio Víctor | Malanje

O projecto de agricultura familiar orientada para o mercado, desenvolvido em parceria com o Governo Provincial de Malanje, com financiamento do Banco Mundial, permitiu até agora a produção de um total de oito mil toneladas de arroz com sementes próprias no município de Luquembo, aguardando pelo seu escoamento.

Governo da província anunciou que estão em execução vários projectos agrícolas com impacto no mercado de consumo em Malanje
Fotografia: Mavitidi Mulaza

O governador da província de Malanje reconheceu que esse projecto que iniciou em 2014 tem permitido um aumento significativo dos níveis de produção permitindo retirar da pobreza um número elevado de famílias, mas a maior dificuldade é o escoamento.
Norberto dos Santos destacou a aquisição de tractores ligeiros para apoiar a população na preparação de terrenos, um processo que tem ajudado os camponeses a produzirem cada vez mais cereais e hortícolas. O governo pretende adquirir e escoar os produtos através do Programa PAPAGRO, que já tem disponíveis os meios de transporte para as diferentes áreas produtivas nos municípios. O governador falou ainda da produção de arroz que quer ver aumentada na região do Songo, que compreende os municípios de Luquembo, Quirima e Cambundi-Catembo. Em relação às inquietações dos camponeses sobre o mau estado das vias de acesso às zonas agrícolas, Norberto dos Santos prometeu “dias melhores” com o programa de reabilitação das estradas da região do Songo, como a que liga a Missão do Mussolo à comuna de Dumba Cabango.
A via entre o Dumba Cabango e Luquembo já está asfaltada e vai ser contratada uma outra empresa para adjudicar as obras do troço Luquembo-Quirima, numa extensão total de 360 quilómetros. “Este ano vai ser decisivo na produção agrícola e, também, na aquicultura para que toda a província possa produzir peixe através de tanques de multiplicação de cardumes”, declarou.
Região com grandes recursos naturais e potencialidades económicas, tem tido a visita de delegações nacionais e estrangeiras com interesse em identificar áreas  para fazer investimentos.

Tempo

Multimédia