Províncias

Jovens católicos dão sangue em Caculama

Sónia Maria | Caculama

Jovens da Igreja Católica doaram sangue, na semana finda, ao Hospital Municipal de Caculama, disse o responsável da instituição religiosa, padre Daniel Zoza, que garantiu que este gesto vai continuar nos próximos dias, pois a Igreja continua a mobilizar jovens em diversos pontos do município.

Além da doação de sangue, os jovens católicos ofereceram brinquedos às crianças internadas na unidade hospitalar, que serve de alternativa ao Hospital Geral de Malanje.
O prelado apelou aos jovens católicos, de outras denominações religiosas e às pessoas de boa fé a seguirem este exemplo. Margarida Mendes, de 35 anos, satisfeita com os serviços de saúde de Caculama, referiu que saiu curada, por ter recebido sangue sem pagar nada e encorajou as autoridades governamentais a continuar com mais acções, para ajudar as pessoas carentes.
O relatório do primeiro semestre indica que o sangue doado por jovens católicos de Caculama contribuiu para que muitos doentes não fossem transferidos para o Hospital Geral de Malanje.
O bloco operatório do Hospital  de Caculama, revitalizado e equipado com meios materiais e humanos, já realizou, desde Junho, 26 cirurgias. A criação de um software de gestão de reservas de medicamentos, reagentes e materiais gastáveis tem permitido maior e melhor gestão da farmácia e do armazém de medicamentos do Hospital Municipal de Caculama.  A unidade hospitalar realizou 25 palestras sobre saneamento do meio, cuidados com a água, conduta dos utentes na unidade sanitária, sinistralidade rodoviária, importância da doação de sangue, direitos e deveres dos doentes, calendário de vacinas, importância da consulta pré-natal, importância do aleitamento materno e doenças de transmissão sexual.
No quadro da modernização, a unidade sanitária de Caculama vai criar e equipar uma unidade de cuidados intensivos.

Tempo

Multimédia