Províncias

Jovens empreendedores combatem o desemprego

Luisa Victoriano | Malanje

Um grupo de jovens empreendedores de várias associações juvenis recebeu ontem, na cidade de Malanje, instrumentos de trabalho destinados à criação de emprego por conta própria.

Entre os bens, entregues no âmbito do programa Centro de Operação de Negócios Jovem (CON-JOVEM), contam-se veículos para táxi, utensílios de geladaria e quitandas de comercialização de diversos produtos do campo, carne e peixe seco e congelado, conservas, frutas e plantas ornamentais.
O programa é uma iniciativa do Ministério da Juventude e Desportos, que tem em parceria com o Governo Provincial de Malanje, Banco de Poupança e Crédito e do Instituto Nacional de Apoio à Pequenas e Médias Empresas (INAPEM).
O director provincial da Juventude e Desportos prometeu que o Ministério da tutela vai continuar a apoiar as acções e programas destinados a melhorar as condições de vida dos jovens e a criar oportunidades que lhes garantam o autosustento.
Catetano Tinta avançou que os  jovens contemplados vão beneficiar de formação do INAPEM, que conta com a colaboração das Direcções Províncias da Justiça, Comércio, Finanças, Hotelaria e Turismo para a constituição de micros e pequenas empresas. />Caetano Tinta pediu aos líderes juvenis e aos beneficiários maior colaboração e responsabilidade na questão de reembolsos dos valores utilizados na aquisição de meios.
O director provincial salientou que o objectivo do projecto é criar mais jovens empreendedores que contribuam para o desenvolvimento socioeconómico da província e do país.
O director nacional da Juventude referiu que o projecto CON-JOVEM é uma das materializações das orientações do Presidente José Eduardo dos Santos dadas no Fórum Nacional da Juventude, decorrido, realizado, em Luanda, em Setembro.
Kikas Machado afirmou que a execução do programa ajuda jovens e famílias carenciadas a vencerem a pobreza.
O Ministério da Juventude e Desportos, recordou Kikas Machado,  continua a lançar em todo o território nacional programas de apoio aos jovens e a reforçar a capacidade de intervenção das organizações juvenis, com a entrega de meios de trabalho e a criação do Centro de Recurso para Associações Juvenis.

Tempo

Multimédia