Províncias

Jovens interessados em criar empresas

Luisa Victoriano| Malanje

O  Fórum Angolano de Jovens Empreendedores (FAJE) promoveu sexta-feira em Malanje um encontro sobre associativismo e empreendedorismo, visando incentivar a criação de micro e pequenas empresas.

O Governo Provincial de Malanje aprovou um projecto de fomento da agricultura que visa incentivar a juventude a investir no sector
Fotografia: Eduardo Cunha |Malanje

O encontro, sob o lema “A Participação da Juventude na Concretização da Diversificação da Economia”, resulta de uma parceria da FAJEcom o Governo Provincial de Malanje.
Durante o encontro, em que  participaram empresários locais, jovens empreendedores, estudantes e funcionários de instituições bancárias, foram abordados temas relacionados com o empreendedorismo como uma ferramenta para a diversificação da economia e as experiências sobre microcrédito.
Na abertura dos trabalhos, o vice-governador provincial de Malanje para o Sector Económico, Domingos Eduardo, em representação do governador provincial, recordou que Angola faz parte dos países cuja a economia depende do petróleo e se confrontam com dificuldades financeirasdevido à queda dos preços desta matéria-prima, mas sustentou: “Não podemos esmorecer porque as crises são cíclicas e temos que transformar estes momentos difíceis em oportunidades”. />O vice-governador provincial referiu que o Executivo continua a desenvolver projectos no sector da agricultura nas províncias de Malanje, Bengo e Benguela, com destaque para a Fazenda Biocom e para os perímetros irrigados de Caxito e Catumbela, que já permitem a exportação de produtos.
O Governo Provincial de Malanje aprovou um projecto de fomento da agricultura juvenil, que tem como objectivo incentivar a juventude a investir no sector agrícola e de agro-negócios.Domingos Eduardo anunciou a participação dos empresários da província de Malanje no fórum promovido pela Câmara da Indústria de Valência que vai ter lugar em Espanha no próximo mês de Novembro. O coordenador provincial do Fórum Angolano de Jovens Empreendedores em Malanje, João Diogo Gaspar, considerou queo empreendedor é o indivíduo que não espera que as coisas aconteçam, mas que está sempre motivado, com boas ideias, para desenvolver os seus projectos e alcançar objectivos.

Tempo

Multimédia