Províncias

Juventude da província manifesta preocupação

VENÂNCIO VICTOR |Malanje

Jovens da província de Malanje manifestaram-se preocupados com o estado actual das infra-estruturas, expansão do ensino superior no interior da província e das bolsas de estudo externas e internas,  durante o I Conselho Coordenador Alargado, realizado na quinta-feira, numa promoção da Direcção da Juventude e Desportos.

Província dispõe de recintos desportivos construídos e reabilitados recentemente permitindo que os jovens pratiquem várias modalidades
Fotografia: EDUARDO CUNHA|EDIÇÕES NOVEMBRO

Durante o encontro, os participantes debruçaram-se sobre o projecto de “Agricultura jovem”, a  situação da delinquência juvenil e suas consequências.
Os participantes no I encontro coordenativo foram informados sobre a realização do Conselho Consultivo Alargado do sector e acerca do acesso ao crédito “Projovem”,  “Táxi Jovem”  e “Meu Táxi”. Também ficaram a saber da participação da juventude no processo de actualização do registo eleitoral e nas eleições gerais, previstas para Agosto próximo.
Na abertura dos trabalhos, o director provincial da Juventude, Fernando Cristóvão, disse que os temas debatidos estão assentes no Plano Nacional da Juventude de 2014-2017, referindo que os jovens devem começam a tomar consciência sobre a importância da participação activa em todo o processo eleitoral, em particular, do direito ao exercício do voto para eleger os futuros dirigentes do país.Fernando Cristóvão garantiu a intensificação, nos próximos dias, de acções de educação cívica eleitoral no seio da juventude e da população em geral, dada a importância do acontecimento que se avizinha.
O assessor da Direcção Provincial dos Desportos, José Cardoso, destacou o bom estado de conservação dos recintos desportivos construídos e reabilitadas recentemente, como qu adras desportivas, Pavilhão Palanca Negra Gigante , campo de jogo Valódia, que foi reabilitado e conta com um ginásio para satisfazer às exigências dos jovens.
José Cardoso defendeu a necessidadeu a restauração do Estádio 1º de Maio, a única catedral do futebol na província da Palanca Negra Gigante.

Tempo

Multimédia