Províncias

Laboratório de veterinária abre em breve

O Instituto de Investigação Veterinária de Angola vai abrir este ano, na Província de Malanje, um laboratório regional para identificar as doenças que atacam os animais, particularmente os bovinos, caprinos e ovinos.

A informação foi prestada pelo director provincial da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, João António, durante uma visita de campo do governador provincial Norberto dos Santos "Kwata Kanawa", que visou constatar o andamento das obras de infra-estruturas de apoio ao sector, em Camibafo, Município de Malanje. O director provincial da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas disse que foram já recrutados alguns técnicos que estão a funcionar no laboratório, particularmente para  casos de dermatofilose, que tem estado a atacar os bovinos em várias fazendas da região de Malanje.
"Já tivemos mortes consideráveis aqui e quando tivermos o laboratório a funcionar já poderemos saber a sensibilidade dos medicamentos, relativamente ao tratamento da enfermidade. O laboratório regional vai ser uma mais-valia para a província, na identificação das doenças que assolam os animais", disse.
No domínio dos recursos humanos, o director provincial da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas considerou existirem ainda alguns problemas. Neste momento, "existem apenas funcionários básicos e são necessários técnicos especializados". O governador provincial de Malanje visitou igualmente o Centro de Piscicultura, em fase inicial de construção.
A Província de Malanje, disse, não tem tradição na multiplicação de peixe por via da piscicultura, mas pratica-se a pesca artesanal que é feita ao longo dos vários rios e lagos, bem como nas chanas, na  região de Songo.
O director provincial da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas referiu que a aposta de momento é fazer com que a actividade possa vir a gerar algum rendimento às famílias e contribuir para a diversificação da economia.

Tempo

Multimédia