Províncias

Lar de terceira idade regista sobrelotação

Venâncio Victor | Malange

O lar da terceira idade do bairro da Cahala, na cidade de Malanje, regista sobrelotação, considerou sexta-feira a sua responsável.

Conceição José referiu que a instituição tem uma capacidade para 20 camas, mas neste momento acolhe 34 pacientes, sendo 15 mulheres, facto que considera preocupante.
Em função da falta de espaços no lar da Cahala, alguns idosos são obrigados a dormir na varanda da instituição.
Outro grande problema tem a ver com o estado avançado de degradação do centro, que é tutelado pela Direcção Provincial da Assistência e Reinserção Social (MINARS).
Conceição José falava durante a cerimónia de recepção de um donativo entregue pelo Comité 29 de Março do MPLA, composto por bens de primeira necessidade, como alimentos, detergentes e outros produtos.
O apoio prestado vai ajudar a colmatar algumas dificuldades do lar de terceira idade.
As demais entidades colectivas e singulares foram convidadas a seguir o exemplo do comité do MPLA, com vista a contribuir para o bem-estar dos idosos. Os idosos precisam do carinho da sociedade. “A velhice é uma fase da vida em que quase todos acabam por lá chegar", disse.
O secretário do comité de acção 29 de Março, Caetano da Rita Tintas, disse que a entrega do donativo enquadra-se nas orientações dimanadas pela direcção do partido maioritário, para a necessidade de se prestar especial atenção às crianças, idosos e jovens.
O comité vai continuar a desenvolver esforços no sentido de mobilizar mais apoios de empresários e comerciantes locais e não só para ajudar o lar, uma vez que esta instituição precisa ainda de mais alimentos, roupas, bens de higiene e vedação do recinto.
O secretário do comité lamentou o mau estado em que se apresentam as infra-estruturas do centro, que são de construção precária. “Temos que ver isso, já que o espaço não tem portas nem janelas em condições",  adianta.
Os mais velhos, na sua maioria abandonados por familiares, apelaram igualmente para que sejam apoiados com cadeiras de rodas e muletas.

Tempo

Multimédia