Províncias

Líderes de associações formados em Malanje

Adelino Ngunza | Malanje

O Governo Provincial de Malanje está a incentivar o desenvolvimento sustentável na organização das comunidades rurais, através de associações e cooperativas agrícolas, com vista a promover o crescimento económico e reduzir a pobreza.

Panorâmica da cidade de Malanje onde líderes de associações agrícolas recebem formação
Fotografia: José Soares

O vice-governador para o sector técnico e infra-estruturas, Gabriel Pontes, que procedia à abertura do seminário de formação de líderes de associações de camponeses e de cooperativas agrícolas, disse ser necessário criar no meio rural mais cooperativistas e outras formas de organizar os camponeses, para aumentar a produção agrícola e obter os mantimentos necessários para o auto consumo.
Promovido pela União dos Camponeses de Angola (UNACA), o seminário abordou aspectos relacionados com as associações de camponeses, o surgimento de mais cooperativas nas áreas rurais, formas de organização, estratégias, defesa dos seus interesses no campo agro-alimentar. />Os participantes no encontro analisaram igualmente a possibilidade de utilização de métodos que proporcionem o desenvolvimento comunitário, legalização de cooperativas, o seu surgimento no mundo e em Angola.
Os participantes tomaram igualmente contacto com temas que têm a ver com o desenvolvimento sustentável na organização das comunidades. O presidente da UNACA de Malanje, Inácio Manuel, informou que já existem mecanismos de apoio aos agricultores em todo o país.
Inácio Manuel defende o surgimento de mais cooperativas agrícolas e associações de camponeses em Malanje, para proporcionar o aumento da produção agrícola e reduzir a pobreza.

Tempo

Multimédia