Províncias

Localidades rurais de Caombo já beneficiam de água potável

Francisco Curihingana | Malanje

Pela primeira vez, as comunidades de Muta Cambo, Dala Ulo, Missula e Kihuhi, no município de Caombo, cerca de 135 quilómetros da sede da província de Malanje, beneficiaram, desde ontem, de quatro fontenários, para abastecimento de água potável.

Munícipes de Caombo estão satisfeitos
Fotografia: Eduardo Cunha

Os empreendimentos, inaugurados pelo governador de Malanje, Norberto dos Santos, resultam do programa de investimentos públicos e vão beneficiar seiscentos habitantes.
O director provincial da Energia e Águas, Jacinto Caculo, disse que os sistemas estão projectados para suportar as necessidades daquela população durante os próximos três anos.
Explicou que os empreendimentos podem ser ampliados quando houver tal necessidade, salientando que o importante é que existe a garantia de água suficiente, inclusive, para as actividades de saneamento da população.
Jacinto Caculo avançou que a iniciativa vem resolver um antigo problema que obrigava a população local a percorrer cerca de cinco quilómetros em busca de água.
O director provincial salientou que o projecto, iniciado nas comunidades acima, vai continuar para cobrir 16 localidades do sector do Cambo Camana, em Caombo, até final do próximo ano. Para este ano, até Dezembro, o projecto vai beneficiar mais de três mil habitantes, só na zona do Cambo Camana, assegurou Jacinto Caculo.
O governador provincial do Cuanza Norte, Norberto dos Santos, pediu à população para ajudar na conservação dos quatro fontenários, chamando a atenção das autoridades tradicionais para sensibilizar as respectivas comunidades nesta tarefa.

Tempo

Multimédia