Províncias

Mais água potável na vila de Mufuma

Venâncio Victor | Malanje

O fornecimento de água potável às populações da comuna de Mufuma, na província de Malanje, vai melhorar substancialmente nos próximos dias, com a entrada em funcionamento de um novo sistema de captação, tratamento e distribuição.

Com capacidade para bombear 56 mil litros, o novo sistema é abastecido com água do rio Quizola e dispõe de cinco chafarizes.
 O administrador comunal de Mufuma confirmou ontem que as obras do sistema estão concluídas. Diogo da Costa garantiu que esforços vão continuar a ser envidados para aumentar a distribuição, através do programa “Água para Todos”, destinado ao meio rural.
Diogo da Costa precisou que o aumento do fornecimento de água potável deve estar associado ao saneamento básico, que concorre para a melhoria das condições de vida das populações, porque vai evitar a propagação de doenças.
Com a entrada em funcionamento deste sistema, o administrador comunal de Mufuma congratula-se com o facto de a população da comuna deixar de consumir água imprópria, que retirava directamente das cacimbas.
A comuna de Mufuma é essencialmente agrícola, produzindo em grande escala mandioca, feijão, batata, hortícolas, entre outras culturas.
Com uma extensão de 1.700 quilómetros quadrados, aquela comuna da província de Malanje tem cerca de 5.100 habitantes. Na região, refira-se, estão em curso diversas acções de impacto social.

Tempo

Multimédia