Províncias

Mais professores em Malange

Venâncio Victor | Malange

Mais de dois mil professores foram enquadrados nos diferentes níveis de ensino na província de Malange, entre 2008 e 2011, no âmbito de concursos públicos.

O número de crianças inseridas no processo normal de ensino não pára de crescer
Fotografia: Jornal de Angola

Mais de dois mil professores foram enquadrados nos diferentes níveis de ensino na província de Malange, entre 2008 e 2011, no âmbito de concursos públicos.
O vice-governador de Malange para o Sector Técnico e Infra-estruturas, Conceição Cristóvão, que falava por ocasião das comemorações do Dia do Educador Angolano, que se assinalou terça-feira, referiu que, para além do enquadramento de 2.803 docentes, no referido período foram construídas escolas nas comunas e aldeias.
Conceição Cristóvão destacou a aprovação pelo Executivo angolano do novo estatuto da carreira docente, que permitiu aos professores um salário compatível com as suas necessidades básicas, tendo em conta as qualificações académicas e profissionais.O vice-governador de Malange para o Sector Técnico e Infra-estruturas enalteceu, na ocasião, a colaboração das igrejas e da sociedade civil na construção de mais estabelecimentos de ensino. O director provincial de Malange da Educação, Gabriel Boaventura, reiterou o compromisso da instituição que dirige em prestar uma maior atenção ao ensino primário, a partir do próximo ano lectivo.
O Sindicato Nacional de Professores (SINPROF) destacou a actualização de 75 por cento das categorias de professores, que se encontravam mal enquadrados.
Relativamente aos candidatos dos concursos de 2008, o SINPROF admite que esforços estão a ser envidados com vista ao seu enquadramento nos próximos meses.
O Sindicato Nacional de Professores apontou ainda a admissão, no Ministério da Educação, de 110 novos docentes, que ainda não recebem os respectivos salários.
O Dia do Educador Angolano foi instituído em 1978 pelo primeiro Presidente da República de Angola, Agostinho Neto, durante uma visita à fábrica da Textang II, que marcou o início da campanha nacional de alfabetização.

Tempo

Multimédia