Províncias

Malanje com novos centros infantis

A província de Malanje conta com cinco novos centros infantis comunitários e educacionais construídos em 2013, nas localidades de Quissol, Cambondo, Quimbamba, Quizanga e em Quissaco (município de Cangandala), visando melhorar os cuidados e a educação das crianças menores de cinco anos, informou a directora provincial da Assistência e Reinserção Social (MINARS), Isabel Roque.

Em declarações ontem à Angop, disse que os centros assistem 1.223 crianças, sendo 601 do sexo masculino. Isabel Roque informou que, durante o primeiro trimestre deste ano, foi realizado o levantamento das crianças até aos cinco anos nos municípios de Cacuso, Calandula, Massango, Caculama, Quela, Quiuaba Nzoji e Cahombo.
Neste período foram assistidas, com cestas básicas, 525 crianças e adultos vivendo com Sida. Também foram realizadas palestras sobre nutrição e higiene, saneamento do meio e demonstração da preparação do biberom. A directora precisou que, no âmbito do programa de prevenção e de institucionalização do “Projecto Leite e Papa”, foram assistidas 167 crianças gémeas, 2.626 trigémeas, nove crianças em mães tutelares, 32 órfãos em famílias pobres e 379 órfãos em instituições.
A direcção local do MINARS assistiu, com bens alimentares, 379 crianças órfãs, dos Lares da Igreja Católica, com destaque para o orfanato Cudielela, São José de Cluny, Mamã Muxima, Calandula, Lar Mercês e Casa do Gaiato.
Durante o primeiro trimestre de 2014 registou-se a infecção com Sida de nove crianças e foram testadas 2.258 mulheres grávidas, das quais 27 tiveram resultados positivos.

Tempo

Multimédia